Primeiramente, não podemos deixar de recordar que hoje, dia 18 de junho, nosso amigo Thiago Pinheiro completa 28 anos de luta, carinho e amor pelo clube da estrela solitária. Um alvinegro verdadeiramente atuante que inspira e expira Botafogo. Desejamos ao Pinha muita saúde, paz e felicidade nessa data tão especial. A comemoração comecará hoje e, se Deus quiser, terminará no sábado com uma grande vitória do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.
Por falar em sábado, o técnico Ney Franco deu indícios que vai alterar a escalação da equipe titular. No treino de ontem, vencido pelos titulares por 3x0 - gols de Vitor Simões (2) e Lúcio Flávio (de penati, como sempre) - o comandante alvinegro escalou a equipe com as presenças de Léo Silva e Laio. O time titular atuou com a seguinte formação: Renan, Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo; Léo Silva, Leandro Guerreiro, Batista e Lucio Flavio; Victor Simões e Laio.
Mais uma semana se passou e o reforço prometido pela diretoria de futebol profissional ainda não chegou. Falou-se no Bill, mas parece que a notícia vazou, fazendo com que outros clubes, como Corinthians, Santos e Coritiba, se interessassem pelo jogador. Como o Botafogo, de hoje, não costuma ganhar queda-de-braço nem de um recém-nascido prematuro, acreditamos que o jogador não virá mais.
Continuamos no aguardo de reforços para que, pelo ao menos, possamos disputar a primeira divisão do ano que vem. Nós como torcedores de um clube glorioso e centenário escrevemos isso com muita tristeza e dor, uma vez que não fechamos os olhos para a realidade que temos a milímetros da nossa íris, bem como não caimos no conto da carochinha de que o Botafogo brigará pelo título - uma piada tão brilhante que nem uma comissão de piadistas formada pelo saudoso Costinha, Jucas Chaves e Chico Anísio teriam a sapiência de, em conjunto, elaborar. Realmente, o que foi dito por André Silva é digno de aplauso pelos maiores mestres do humor.
O que esperar de um time como esse atual? O que esperar, também, de uma diretoria que promete um Fundo de investimento de R$ 20 milhões e apresenta um de R$ 5 milhões? De um Presidente que se orgulha do Botafogo ser um centro de excelência de recuperação de jogador? De um Vice-Presidente de Futebol que com seu olho clínico consegue enxergar potencial em Tony e que diz que o retorno do reserva do Róbson, que era reserva do Molina, que era reserva do Paulo Henrique no paulistão pelo Santos, que atende pelo nome de Lúcio Flávio, é a volta do filho pródigo.
Filho pródigo? Logo você Botafogo de Futebol e Regatas o clube que mais craques teve no futebol pentacampeão do mundo, o clube com mais jogadores na seleção de todos os tempos do futebol mundial - Nilton Santos, Carlos Alberto Torres, Didi e Garrincha - e, logo, o clube que teve mais ídolos no futebol nacional, externa nas palavras de seu Vice-Presidente de Futebol que um reserva do reserva de outro clube é um filho pródigo.
Isso reflete diretamente na nossa torcida. A mudança de mentalidade tem que ser de dentro para fora. A consequência é ver o rosto desse reserva do reserva numa bandeira sendo exaltado como maestro. Sei que nesse exato momento, muitos podem estar pensando que o que estamos escrevendo é uma heresia, no sentido de que estamos querendo impor opinião, e já que estamos numa democracia cada torcedor tem o direito de gostar e homenagear o jogador que bem entender. O que prego é simplesmente a razoabilidade. Explico melhor.
Voltemos ao nosso passado. Somos chamado de "o Glorioso" a partir de 2006 com a chegada do reserva do reserva? Não. Somos assim chamados, porque em 1910 fomos campeões cariocas aplicando sucessivas goleadas nos nossos adversários. De la pra cá tivemos jogadores brilhantes como Heleno de Freitas, Afonsinho, Nilo Murtinho, Mimi Sodre, Leonidas da Silva, Carvalho Leite, Quarentinha, etc. Por falar em Quarentinha, ele é o maior artilheiro da nossa história, e alguém ja viu alguma alguma bandeira com seu rosto? A nossa história está sendo esquecida. O que, às vezes, me parece é que não estamos falando de Botafogo, mas sim do Brasil de Pelotas, clube sem história, que, recentemente, veio encontrar em Claudio Milar um ídolo que nunca teve. Ídolo esse que, infelizmente, teve a infelicidade de falecer num acidente automobilístico.
Como a nossa história anda esquecida, inclusive pela nossa diretoria, recomendo a mesma que pesquise sobre o porquê que temos como mascote o Pato Donald. Depois de estar ciente sobre o significado do Pato Donald espero que essa mesma diretoria honre o nosso passado, agindo como tal.
Estamos de olho de em vocês.
15 comentários:
O processo de apequenamento do Botafogo é antigo, mas com o Nininho da Praia o Botafogo apequenou-se décadas em 6 meses de "gestão".
E a torcida do Botafogo é cumplice deste apequenamento.
Dizer que o Brasil de Pelotas, um clube de 97 anos, não tem história, é uma falta de respeito característica de torcedores de outros clubes que não o Botafogo. O Pelotas foi campeão do primeiro campeonato gaúcho de 1919. Não possuir títulos ou ídolos - ou ter ídolos como o Millar - não quer dizer que o clube não tenha história. O Tigres não tem história, o RS Brasil não tem história, o Barueri não tem história Aliás, nenhum desses nem torcida tem). O Pelotas tem muita história, além de torcida. Mais cuidado com as palavras.
ótimo Lully!
Aproveito para parabenizar o Pinha e comentar o post.
Concordo com tudo e vou mais além: Tem gente que deveria ter aulas diárias sobre o que é o Botafogo de Futebol e Regatas e o que a instituição representa para o futebol brasileiro e mundial. O clube MAIS HISTÓRICO do Brasil e quiça do mundo não pode ser comparado a Olarias, Bangus, Portuguesas e Avaís da vida como essa nova geração de torcedores faz. O Botafogo tem que ser tratado como Botafogo e muitos não o fazem. Para esses torcedores só existe uma saída: Trocarem de time, pois Botafoguense de verdade ama a Instituição e não coloca jogador ruim acima do clube!
E a diretoria tem que começar a agir como diretoria de clube grande. prometeram e não cumpriram nada. O nosso time é patético e corremos sérios riscos de rebaixamento. Diretoria, um aviso, NÓS VAMOS COBRAR CADA VEZ MAIS DE VOCÊS!
abs
abs
Tata,
falta vc lançar um texo agora, meu querido.
abraçao
Luciano,
Teu Botafoguismo e de todos daqui, são exemplo para todos alvinegros.
Sonho o dia em que o Botafogo chame torcedores como Você, Henrique, Pinha, Ottaviano, Bin e tantos outros daqui para ajudarem no que for preciso.
Eu hoje lhe digo que não acredito mais nisso com os atuais dirigentes, tirando um ou outro ponto, como a base onde o nosso amigo Marcelão vem fazendo belo trabalho e sempre dialogando com os alvinegros.
Continuamos um clube com senhores feudais, rodinhas de amigos os ditos "investidores-abnegados", o fundo é fechado, quase uma maçonaria, o profissionalismo até agora é mais de forma do que de conteúdo e o torcedor é tratado como sempre no Botafogo, ou seja, como um mal necessário.
Eu, deixo claro que vou me posicionar de forma franca dentro do clube, pois não sou murildo e não tenho rabo preso com ninguém. Fui convocado para este conselho, me sinto como uma reles figura decorativa e não aceito ser massa de manobra.
Conversei com os amigos a respeito pessoalmente, digo isso, porque admiro a todos e sabem da relação de confiança que sempre tivemos em nossa luta por um Botafogo melhor.
Eu confesso, que estou totalmente descrente e muito revoltado.
Abração, irmão!
Luciano é um norte moral da galera.
Obrigado pelos parabéns e pelas palavras!
A pequenez e a covardia da torcida e da diretoria são terríveis e sufocantes. Tenho medo do futuro, mas, mesmo assim, sei que não podemos parar.
Botei o texto lá no MCR.
Preciso, como de costume.
A torcida do Botafogo não sabe da importância do clube para o qual torce; e o Botafogo, por sua vez, não faz idéia da força que tem.
Parabéns pelo texto Luciano
Parabéns pelo post.
Não poderiam haverm palavras mais acertadas para este momento. Se pra mim, que sou um torcedor apaixonado mas não vivencio o dia-a-dia do clube, pois não sou sócio muito mais por falta de condições do que de vontade, pra quem participa ativamente da politica do clube deve ser terrivel. O Botafogo é e merece muito mais que a atual diretoria vem oferecendo.
Antonio Oswaldo Cruz,
essa é a minha opinião e a mantenho, porquanto o aludido Brasil de Pelotas que é defendido pelo senhor não goza de títulos e ídolos, e isso foi referendado no seu próprio post. Acho que fui bem claro no sentido do vocábulo "história" inserto no contexo do texto. No sentido literal, o vocábulo sequer poderia ser utilizado, pois todo e qualquer clube tem história, inclusive um que hipotéticamente tenha sido fundado no dia de ontem. Sinceramente, não entendi o porquê desse alarde e da ameaça, que foi peremptóriamente ignorada por mim. Ultrapassada, a sua tentativa de polêmica, digo que é muito legal saber que esse espaço está sendo visitado por torcedores de todos os clubes, porém sinto em informar que como o consta no layout do Blog apenas o Botafogo é um dogma. Se o senhor quer elogios e admiração por outros clubes, aqui não encontrará. Tenho apenas duas dúvida: o que faz um torcedor do Brasil de Pelotas por aqui? Como o senhor descubriu esse Blog?
Abraços e volte sempre.
Luciano França
Grande Luciano...
To sumidaço de tudo... mas tirei um tempinho do meu trabalho, pra ler o texto... ficou show... perfeito...
Realmente o Botafogo está se apequenando... um papo que sempre rola quando nos encontramos... quase um ponto crucial do clube que já foi o maior do brasil, senão do mundo...
Ta na hora da diretoria ver o botafogo, como BOTAFOGO...
Antigamente os jogadores dependiam do Botafogo, hoje o Botafogo que implora e se humilha pelo jogador...
ACORDA Diretoria e Torcida...
Abração e parabenssss PINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
PS: te liguei dia desses Lucinho...
O que mais me irrita: é o jogador achar que faz um favor ao jogar no Botafogo. E tem dirigente que entra nessa.
Patrick Dias
Patrick,
Esse mesmo jogador no começo do ano cagou e andou pro Botafogo. Agora volta como filho pródigo? Tinha mais é q ficar encostado na reserva da reserva do Santos ou desempregado. Isso é q me irrita nessa diretoria.
Antonio Oswaldo Cruz,
Vc será bem vindo nesse espaço, porém, jamais nos cobre alguma coisa referente a outro clube. Aqui falamos bem do Botafogo dos outros não.
Thiago e Luciano, sou botafoguense como voces, nunca fui em Pelotas, nem nunca vi um jogo do time de lá, sou sócio proprietario do BFR e vou aos jogos. Só acho que não é legal falar que time tal e ou tal não tem história. Na verdade é uma grande perda de tempo comentar isso, o blog é de voces, que escrevem o que lhes parece mais apropriado. Quanto a "ameaça", não vi nenhuma e nenhuma foi pretendida. SA.
Postar um comentário