"Nada é tão ruim que não possa piorar". Afinal, o circo é o circo.

08 junho 2009
É, meus amigos.

Ontem havia um time horroroso em campo com as cores do Botafogo. E outro tão feio quanto vestindo o abadá verde, branco e "grená".

Jogo feio, tempo frio. Torcida desanimada: cerca de 15 mil torcedores no estádio.

Pode piorar?

Chuva, Tony perdendo gol, técnico tirando Thiaguinho para a entrada de Léo Silva e mantendo Lucio Flavio, Alessandro, Emerson e um monte de outras porcarias em campo.

Pode piorar?

Botafogo leva um gol aos 40 e tal do segundo tempo.

Zona de rebaixamento por pelo menos mais uma rodada, distanciamento dos líderes da competição, técnico colocando mais 2 atacantes em campo, desespero, festa do lado de lá da arquibancada, briga nas cadeiras do maracanã, torcedor adversário fazendo chacota com o nosso torcedor escondido atrás dos policiais.

E nós, pontos escuros nos espaços vazios da amarela, aguardando o fim da partida.

Pronto, acabou o jogo. Não pode piorar.

Não pode?

Thiago, Isaac e eu subimos as escadas para retirarmos nosso protesto contra a volta do líder dos amarelos.

Eis que, contrariando todas as regras que a nossa boa e "nova" democracia, aquela que na constituição de 1988 aparece representada, dentre outros, pelo direito ao livre arbítrio, levanta um malandro lá na ponta direita da amarela, devidamente trajado de casaco verde e camisa branca (só faltou o tal do grená), se vira para nós e começa a xingar.

Sim, isso mesmo. Xingar nosso protesto, exaltar a Lucinha.

O Botafogo perdeu o jogo, continua na zona de rebaixamento, a instituição manchada pela atuação pífia desses malandros que se dizem jogadores de futebol, e o cara, em vez de se preocupar com a situação do time, tem a corajem de arranjar forças para xingar outros torcedores que protestam contra o retorno das jogadinhas curtinhas de escanteio que nunca dão em nada, dos escanteios no primeiro pau, das faltas nas mãos do goleiro adversário, dos chutes de fora da área que não acertam o gol ou quando acertam vão, lentamente, para as mãos do goleiro, do trote maroto no meio de campo, dos toquinhos pro lado, do camisa 10 que foge da bola...

Coloca o jogador acima do clube, da instituição, e prefere defendê-lo quando este fez um jogo digno dos piores jogos de 2008.

Coloca o jogador acima do direito que nós, torcedores que pagamos nossos ingressos, temos de reclamar.

O bom torcedor prefere não ir mais ao estádio e os que vão batem palmas para o Tony e revidam com agressividade qualquer protesto por um Botafogo melhor e com mais vergonha na cara.

Nossa torcida virou um "platéia de cidade do interior". Quando o circo chega, ela ocupa meia dúzia de lugares na platéia para ver um leão velho, um homem vestido de gorila e um palhaço sem graça. Aplaude de pé, o espetáculo lamentável, anestesiada pelas lâmpadas coloridas, pelo cheiro saudoso do picadeiro. E quando alguém lúcido reclama e pede o dinheiro do ingresso de volta, se volta contra o cidadão, o vaia e toma posição ao lado do dono do circo.

Afinal, o circo é o circo.

1 comentários:

Antonio Oswaldo Cruz disse...

Parece que a diretoria (Vestiario Alvinegro 29/05/2009), junto com o Ney Franco, decidiu que a Sulamericana vai ser disputada com time reserva. Eu, torcedor, sócio proprietário e torcedor oficial (tudo em dia), que tem mais de 20 camisas oficiais do clube, compradas na lojinha de GS, que não perde um jogo, qualquer que seja, me sinto ofendido quando o clube toma essa decisão que apequena a fama e a bela história internacional que o clube possui, já bastante macula por campanhas pífias nas últimas competições e às constantes sacanagens sofridas por jogadores argentinos recentemente em nosso clube (não importa se eram bons ou não. O Castillo é o próximo). A utilização de jogadores reservas nesta competição não só é um puta desrespeito ao torcedor fiel e que consume produtos do BFR, como também significa não arrecadar (premiação, bilheteria e receitas de dias de jogo) uma renda que o clube não está, em hipótese alguma, em condição de abrir mão, além de afastar uma torcida que se mostra, cada vez mais, arredia e desinteressada com os resultados do clube. Eu exigo, e vou exigir se esta notícia se confirmar, pq tenho direito a isso, a escalação do time titular em qualquer competição que o clube participe. Acho que cabe um protesto em relação a essa decisão da diretoria, da mesma forma como foi feito em relação ao Amarelento. SA.
Antonio
antoniohoc@gmail.com

Postar um comentário