Atitude é isso, torcida!

11 janeiro 2010
Primeiramente gostaria de desejar aos amigos um ótimo 2010, que todos os desejos de vocês se realizem e que o Botafogo nos dê muitas alegrias esse ano, mas vamos ao que interessa.

Os acontecimentos de ontem pela Copa São Paulo de juniores resumem bem o título desse post. Atitude!

Não é todo ser humano que tem sangue de barata, ninguém está ali para ouvir impropérios e ficar calado. Uns até conseguem essa proeza, outros não. O que quero dizer é que não acho totalmente correta a atitude da garotada de xingar os torcedores, de balançar os documentos e etc. Claro que isso é algo que um atleta tem que saber conviver. Críticas e xingamentos são inerentes ao trabalho de jogadores de futebol, tais como elogios e aplausos. Só que ao mesmo tempo em que não acho correto o que aconteceu, também não consigo achar errado. Fico em cima do muro, mas sinceramente eu fico feliz. O fato de terem partido para dentro da torcida dos caras, de devolverem tudo aquilo que ouviram mostra raça, sangue e acima de tudo vontade de vencer.

Após o término do jogo e da confusão, o gran finale, aquilo que eu gostei de ver e ouvir. Entrevista do Renan e o repórter pergunta sobre o jogo e o término confuso da partida. A resposta do garoto foi mais ou menos essa: “Nós até jogamos menos do que o Nacional, mas é isso aí mesmo o Botafogo é time grande e a camisa vai sempre prevalecer”

Agora eu pergunto a vocês:

Quando veremos esse tipo de atitude de um jogador do profissional?

Quando Lucio Flávio e Leandro Guerreiro farão algo desse tipo?

Quando não teremos mais jogadores medrosos e que não entendam que o Botafogo é gigante?

O que esses garotos fizeram deveria ser lição de casa de todo jogador do profissional, principalmente os acima citados.

Então torcida do Botafogo, aprenda, pois atitude é isso. Pensar o Botafogo gigante como ele é, vibrar com o Botafogo como ele merece, ter a raça que um jogador do Botafogo tem que ter e acima de tudo o entendimento de que o Botafogo de Futebol e Regatas tem a camisa mais histórica do futebol mundial!

Parabéns aos meninos e que eles consigam o título da Copinha para o Botafogo e que dali surjam jóias que brilhem no nosso futebol profissional.

PS: Acabei de ver mais alguns desdobramentos sobre a última pesquisa de torcidas do DataFolha e tenho duas ponderações: Por que temos o mesmo percentual de Santos e Atlético Mg e estamos atrás dos mesmos na tabela? E mais uma vez foi comprovado aquilo que já sabíamos, que a nossa torcida é praticamente o dobro da torcida do Fluminense no Brasil e dentre os clubes grandes nós somos a torcida mais elitizada. 38% da nossa torcida ganha mais de 10 salários mínimos e 25% ganha entre 5 e 10 salários. Ou seja, 63% da nossa torcida têm um ótimo poder aquisitivo e de compra.

Eu vejo isso como fator chave na negociação de novos patrocínios e na busca por receitas. Espero que utilizem esses números para aumentar as receitas do Botafogo.

Um abraço a todos.

1 comentários:

Rodrigo Duarte disse...

Perfeito o post. Concordo com tudo.

Orgulho é diferente de destempero. O que o André Luiz fez a 2 anos foi desequilibrio e o que o Wesley fez foi desabafo. Ainda atenuado o baixo calão por ser jovem.

A declaração do Renan foi um dos raros momentos de uns 3 anos pra cá que tive orgulho de um jogador.

Postar um comentário